Ads 468x60px

27/10/2013

Enem: candidatos enfrentam dificuldade em matemática e optam pelo chute

"Apesar de surpreender, tema da redação não foi problema para participantes"


Bárbara Garcia, do R7
Ludimila
Ludimila Damico decidiu fazer o Enem para obter desconto no curso superior de educação física, no qual pretende ingressar

Publicidade
O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcado por surpresas. A redação, responsável pelo maior peso na nota geral, não correspondeu às expectativas quanto ao tema. Já as questões de matemática suscitaram criticas ao ensino brasileiro.

Boa parte dos candidatos ouvidos pelo R7 em um dos locais de prova em São Paulo esperava escrever sobre manifestações, Copa do Mundo e África.  Contrário às opiniões, o assunto da dissertação foi a Lei Seca. Apesar de o tema não ter correspondido às apostas, os candidatos afirmaram que foi fácil escrever sobre o tema.

A matemática, que preocupava os inscritos no começo da prova, não mudou a opinião dos estudantes, que ao final a consideraram difícil. O jeito para não deixar de responder foi “chutar”.



Lei seca é o tema escolhido para a redação do Enem 2013

Ludimila Damico, de 26 anos, trabalha com pesquisa de mercado e decidiu prestar o Enem para conseguir desconto no curso de educação física, no qual pretende ingressar.  Ela fez algumas críticas ao sistema de avaliação.
A jovem contou ao R7 que teve dificuldade na prova de idiomas, não por falta de conhecimento, mas por falta de organização. Entre espanhol e inglês, Ludimila optou pela primeira língua. Na hora da prova havia dez questões de cada. Confusa, decidiu responder a todas, porém quando passou para o gabarito não havia espaço correspondente.

No segundo dia, ela teve mais dificuldades para fazer a parte de matemática.

— São questões que, sinceramente, escola pública não ensina. Se não fizer um pré-curso, não dá.

Outra crítica da futura estudante de educação física foi o nível de dificuldade.

— As perguntas não estavam tão simples, não.

Já na redação, a garota disse que o tema, Lei Seca, era abrangente e fácil.


R7 e COC corrigem provas do Enem neste fim de semana
Gasolina escrita com Z em charge no Enem desperta comentários nas redes sociais

Lidiane Cristine, de 19 anos, estudante de propaganda e marketing, fez o Enem para conseguir ter acesso ao programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Ela não achou a prova tão difícil, mas conseguiu deixar o local do exame logo após o tempo mínimo de realização do exame porque chutou as respostas das questões de matemática.
O expediente foi adotado por outros participantes. Rafael Nunes, de 18 anos, que concluiu o ensino médio, também apostou na sorte para as questões de exatas.  Foi o que respondeu ao ser questionado sobre ter deixado cedo o local de prova, dentro do limite previsto.

— Porque a parte de matemática, como eu tenho realmente dificuldade, eu pulei”.

Na avaliação de Rafael, a prova de redação, com um tema que surpreendeu por ser inesperado, foi “tranquila”.

Tema da redação do Enem 2013 está presente no cotidiano dos candidatos, avaliam professores
Garoto desmaia ao correr para chegar a tempo ao Enem

Para a equipe de professores do Sistema COC de Ensino, a prova de matemática exigiu uma leitura atenta e boa interpretação dos estudantes. Foram cobradas questões fundamentais presentes no ensino da educação básica, como semelhança de triângulos, proporcionalidade, cálculo combinatório e probabilístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário