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01/02/2013

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO


As degradações dos serviços públicos da educação têm deixado à população em busca de alternativas. O desânimo e a falta de organização passaram a inibir reações na defesa desses direitos sociais. 

A defesa por uma escola pública eficaz e de qualidade passou a ser tema esquecido pelos últimos gestores, e também pela população que vêm desistindo de lutar por um direito fundamental: a educação pública, eficaz e de qualidade.

A pequena análise exposta no parágrafo anterior impõe uma tarefa responsável de resgate, valorização e intervenção política visando responder aos anseios da maioria da população trabalhadora do município. 

O marco decisório para o gestor público na área de educação municipal deve ser o de concretizar um chamamento para a elaboração de um Plano Municipal de Educação Popular e Participativo. 

A ideia seria em estabelecer uma investida das forças preocupadas com a causa da educação pública municipal visando à consolidação desse projeto. 

Para a formalização e envolvimento da população nesse trabalho de resgate de sua dignidade, participação e decisão em políticas públicas, seriam interessantes à realização de encontros no município. 

Nesses encontros seriam convocadas às pessoas de nosso município, as equipes da secretaria municipal de educação, a representação máxima do executivo, legislativo e judiciário.

 A dinâmica de trabalho deverá garantir o direito de fala e proposição respeitosa entre os participantes.  Além dessa característica, deverá haver preocupação em garantir a continuidade do debate e proposição de ações. 

Não será suficiente a empolgação inicial ou os conflitos de ideias que a dinâmica poderá proporcionar. A estratégia seria de tirar a população do imobilismo, perplexidade, acomodação e reativar a empolgação por uma causa, a educação.

Além de tudo isso que expus a Valorização dos Professores seria um dos fatores que deveriam ser solucionados, afinal o Professor é um dos grandes responsáveis pela formação educacional do aluno e no molde do caráter de cada um.

Falar em melhorias na educação e não falar no aumento salarial dos educadores, melhorias no ambiente de trabalho, seria o mesmo que tentar tampar o sol com uma peneira.

 O avanço na EDUCAÇÃO é um todo e não um meio.

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