Baraúna vem sentindo ultimamente um sentimento de insegurança profundo, assaltos, homicídios e muito mais. Onde vamos parar? Essa pergunta esta na mente de cada baraunense.
*Dever do Prefeito
- Guarda Municipal
A Guarda Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública utilizando-se do poder de polícia administrativa delegado pelo município através de leis complementares.
Algumas administrações locais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar o órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil.
A denominação "Guarda Civil" é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar.
As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos Países Baixos, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças locais que atuam na segurança de seus cidadãos.
É tão clara a intenção do constituinte de admitir uma atividade de polícia administrativa pelas guardas municipais, que houve por bem inseri-las no art. 144.§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Assim a atuação das guardas se resume a uma atividade comunitária de segurança urbana, apoiando os órgãos policiais estaduais e federais quando solicitadas.
Nota: Em Baraúna por não ser uma cidade grande como outras a Guarda Municipal viria bem acalhar, não acabaria com roubos ou assassinatos, más prevenia.
Estão querendo tirar a responsabilidade de seus ombros colocando-os no Governo do Estado, más se o Prefeito não quer trabalhar fica difícil.
Um Projeto de Lei criando a Guarda Municipal seria aprovado com extrema facilidade, não faz por que não quer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário