Ads 468x60px

29/10/2011

Larissa tem 33,5%, Cláudia vem em segundo com 18,2%

Pesquisa Certus Pesquisa realizada pelo Instituto Certus em Mossoró, dias 8, 9 e 10 de outubro, mostra a corrida para sucessão municipal
Por Cristiano Xavier na sessão Política

A deputada Larissa Rosado, pré-candidata do PSB a prefeita de Mossoró, lidera a corrida sucessória, segundo pesquisa feita pelo Instituto Certus. A sondagem foi feita no período de 8 a 10 de outubro e ouviu 400 pessoas acima de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%.
 
Larissa tem hoje 33,5% das intenções de votos. O segundo lugar é da vereadora Cláudia Regina, pré-candidata entre os nomes do DEM. Ela tem 19,2% dos votos. De acordo com a Certus, o terceiro lugar seria do vereador Chico da Prefeitura, também do DEM, com 17,5%.  Na sequência aparecem Ruth Ciarlini (DEM) com 7%, Josivan Barbosa (PT) com 6%, Alex Moacir (PMDB) com 1,5% e Francisco Carlos (PV) com 1%. Os que não sabem, não escolheram ninguém e não responderam somam 13,7%.
 
A pesquisa, realizada exatamente um ano antes do pleito que vai escolher o sucessor ou a sucessora da prefeita Fafá Rosado (DEM), deixa claro que o cenário ainda está completamente aberto. O propalado favoritismo de Larissa Rosado não se concretiza conforme os resultados da Certus. Embora tenha uma vantagem de 14 pontos sobre o segundo nome, não se trata de uma vantagem confortável, pelo contrário, demonstra uma corrida bem apertada. A nossa reportagem não conseguiu contatar a deputada para que ela comentasse o resultado da pesquisa.
Para a vereadora Cláudia Regina, a pesquisa serve como estímulo para que o debate em torno da sucessão municipal continue avançando. "Fico feliz em saber que temos um percentual tão alto de pessoas dispostas a nos apoiar e mais ainda dando um crédito de confiança para uma tarefa tão difícil. Sinto-me estimulada e acredito que estamos na fase da discussão e que os números das pesquisas servem para orientar o processo de escolha", disse a vereadora. Cláudia disse que as escolhas serão feitas pelas lideranças do DEM, citando Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto, Fafá Rosado e Leonardo Nogueira.
 
Ainda não deve ser agora que os nomes dos possíveis sejam anunciados oficialmente. A deputada Larissa Rosado que é o único nome que está posto com certa segurança, ainda vai passar pelos entendimentos com outros partidos para que haja um anúncio oficial. 

Dentro do DEM, onde existem quatro nomes citados nas pesquisas, a definição deve ocorrer apenas em abril de 2012, segundo previsão dos líderes. Até lá as pesquisas servem para um estudo sobre os diversos estágios do processo de sucessão.
 
Dentro do Partido dos Trabalhadores, a candidatura de Josivan Barbosa é dada como certa. O próprio Josivan tem dito que essa decisão já está tomada. Os números da Certus mostram que Josivan já tem uma margem de votos parecida com a votação tradicional do PT em Mossoró. Isso demonstra que os petistas já encampam a candidatura. O reitor da Ufersa agora vai trabalhar para que suas intenções de votos cresçam além da margem que o próprio PT lhe proporciona.



Pesquisa analisou cenário com apenas três candidatos


A pesquisa do Instituto Certus também buscou saber do eleitor como ele votaria caso os nomes já estivessem definidos e apenas três deles estivessem nas disputas. O cenário dois da pesquisa levantou a hipótese de Cláudia Regina ser a candidata escolhida do DEM.

 
Neste cenário, Larissa cresce de 33,5% para 45%. Um total de 11 pontos e meio de crescimento. A candidata Cláudia Regina sobe dos 19,2% da pesquisa estimulada com todos os nomes e vai para 35%. Um crescimento de 15,8 pontos. O terceiro nome neste cenário é o de Josivan Barbosa, que cresceu de 6 para 9 pontos. A diferença entre Larissa e Cláudia que no primeiro cenário com todos os nomes seria de 14,3 pontos, neste segundo cenário caiu para 10 pontos.
 
O que pesa a favor de Cláudia Regina é que nesta situação, ela absorve a maioria das intenções de votos dos candidatos ligados ao Governo, cujos nomes foram retirados no cenário anterior. Cláudia também não é ainda um nome definido no processo, assim como é o nome de Larissa, o que possibilita maior possibilidade de crescimento para ela.

Larissa teria hoje 3 pontos a menos que em 2008

Caso a eleição municipal de Mossoró fosse realizada hoje, a deputada Larissa Rosado teria menos votos do que obteve na eleição municipal de 2008. Segundo o Instituto Certus, Larissa teria hoje 33,7% dos votos. Na eleição anterior, em 2008, quando enfrentou a prefeita Fafá Rosado que na ocasião era candidata à reeleição, Larissa obteve na votação final 37,4% dos votos válidos.

Considerando também a eleição de 2004, quando Larissa disputou pela primeira vez a Prefeitura de Mossoró, haveria um pequeno crescimento. Em 2004, Larissa saiu das urnas com 29,4% dos votos. Perdendo na ocasião também para a prefeita Fafá Rosado. A diferença sobre o quadro de 2008 é que naquele primeiro pleito de 2004, estava também no páreo o deputado Francisco José (PMN) que chegou a obter 18% dos votos.
 
A análise dos números projetados pela pesquisa Certus para a eleição de 2012, com Larissa com três pontos percentuais abaixo da margem de votos obtida por ela na sucessão de 2008, demonstra que não houve uma migração dos votos direcionados a outros candidatos em 2008 para a postulação atual de Larissa. Pelo contrário, ela perdeu um pouco entre os que a desejavam como prefeita em 2008.


                            

Fonte: Gazeta do Oeste          

Nota: Em Mossoró também tenho uma Pré-Candidata a Prefeita é a Vereadora Cláudia Regina que é uma mulher preparada, que tem história e força de vontade para trabalhar, e mesmo se eu estiver em campanha própria no ano que vêm irei dar uma força a Cláudia Regina.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário